
Sugestão de dinâmica para
trabalho em grupo educativo com o tema do estigma e discriminação de jovens
vivendo com HIV/AIDS
1. Dinâmica de aquecimento
Cada participante recebe uma
etiqueta com uma “identidade rótulo” (como bacana, antipático, amistoso,
agressivo, chato, simpático, etc.) cujo conteúdo não lhe é permitido ver. Cada
etiqueta é fixada na testa de cada participante. Ao comando do coordenador, os participantes
devem circular pela sala a esmo, e a cada um que encontrar deve reagir de
acordo com a identidade-rótulo que vê (sem revelá-la ao outro). Depois de certo
tempo de interações forma-se uma roda e cada um, antes de conhecer seu rótulo,
deve falar sobre como foi tratado e como se sentiu, e até, se possível, tentar
adivinhar o rótulo que portou. O coordenador deve ressaltar o caráter
determinante dos rótulos sobre as interações e as limitações que isso traz,
especialmente os rótulos negativos, que além das limitações acarretam mal-estar.
2. Dinâmica central
Convida-se o grupo, ou subgrupos
(em caso de um número muito grande de participantes), a refletir e discutir
sobre uma situação de discriminação, como a do exemplo abaixo:
Um pai relata que teve uma grande
dificuldade em uma escola.
A diretora sabia que a criança
era portadora, mas as professoras não sabiam. Um dia a diretora deixou a escola
- e era ela que dava os remédios à sua filha no período das atividades
escolares.
Quando as professoras tiveram
acesso aos remédios que a menina tomava, descobriram seu diagnóstico e
colocaram a nova diretora na "parede": “Ou a menina ou a gente”.
Um roteiro de discussão pode
incluir aspectos como:
- Como avaliam a atitude do pai e
da primeira diretora?
- Como compreendem essas
atitudes?
- Poderiam ter agido de outra
forma? Deveriam? Por quê?
- E a atitude dos professores,
como a avaliam e a compreendem?
- Como acham que a diretora deve
agir? E o pai?
- E como se deve proceder em
relação à menina pivô da situação?
- De que forma os direitos
humanos podem ajudar a compreender e lidar com a situação?
- Existem outros
personagens/sujeitos que devem ser envolvidos na situação? Quais? Por quê?
Como?
3. Dinâmica de encerramento
Para encerrar a atividade pode-se
solicitar ao grupo que procure perceber e expressar, individualmente ou em
grupo, de modo simples, eventualmente até não verbal (como um gesto, uma expressão
corporal ou através de objetos) que emoção ou atitude podem favorecer que, nas
suas próprias experiências de cuidadores ou de jovens vivendo com HIV, se
consiga evitar ou lidar do modo mais produtivo possível com situações de
discriminação e estigma.
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/11ManualECI_final.pdf
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