Situação
de Aprendizagem: Constituição, interação e transformação dos materiais (
8ªsérie/9⁰ano)
Gerar
eletricidade e fazer acender uma pequena lâmpada
Através de experiências práticas, o aluno deverá
desenvolver possíveis formas de se produzir eletricidade a partir de materiais
simples e acender uma lâmpada pequena.
Tempo
Previsto: 4 aulas
Habilidade:
identificar comportamentos diferenciados da matéria resultante de interações
entre forças mecânicas e a luz.
Conversa
Inicial
·
Você sabe como a energia elétrica que chega
às nossas casas é produzida?
·
Existem outras formas de se produzir energia
elétrica?
·
Dá pra gerar eletricidade a partir de
materiais simples?
Roteiro
de Experimentação:
Dividir a sala em
grupos e distribuir os kits de materiais( pilha; quatro
a doze limões; fio de cobre de
1,5 mm ou placas de cobre; clipes,
placas de zinco ou pregos de ferro; um led de 1,5 volts, tesoura, lixa e tesoura
para corte; uma batata
2 plaquinhas de (1cm x 3 cm), uma de cobre outra de zinco; 2 pedaços de fio de cobre flexível comum de 30 a 40cm;
1 multímetro comum). O aluno buscará formas para fazer com que a lâmpada se acenda, utilizando os materiais do kit.
2 plaquinhas de (1cm x 3 cm), uma de cobre outra de zinco; 2 pedaços de fio de cobre flexível comum de 30 a 40cm;
1 multímetro comum). O aluno buscará formas para fazer com que a lâmpada se acenda, utilizando os materiais do kit.
Gerando energia elétrica a partir do limão
. Figura 1 - Pilhas de
limão acendem Led.
![](http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002891/md.0000041902.gif)
A realização de experimentos em
sala de aula é um bom caminho para fazer com que os alunos tomem gosto pela
matéria e o assunto que está sendo estudado. Por exemplo, ao introduzir o
estudo da eletrostática e eletrodinâmica, o professor pode levar um experimento
que faça com que os alunos tenham uma ideia quantitativa do que ele vai
estudar. Para introdução ao estudo da eletrostática e eletrodinâmica pode-se,
por exemplo, mostrar como fazer para gerar energia elétrica através do limão. De maneira bem divertida e
descontraída podemos criar um gerador químico movido a suco de limão. Um limão
solitário não é capaz de fazer o gerador, no entanto, se fizermos a ligação de
vários deles podemos gerar energia elétrica capaz de acender uma pequena
lâmpada como um led, por exemplo. Ao
introduzir no limão duas placas de metal constituídas de materiais diferentes,
terá início uma reação que fará com que os elétrons fluam de modo ordenado em
uma determinada direção, que vai de uma placa metálica para outra. Esse fluxo
ordenado de elétrons é denominado de corrente elétrica. A energia elétrica
gerada pelos limões não é muito grande, mas o necessário para que se possa
acender um led, aquela luz dos mostradores de relógio ou até aquela luz que
indica o funcionamento de aparelhos elétricos. Para fazer esse experimento é preciso
ter os seguintes materiais em mãos:
• Quatro a doze limões; • Fio de cobre de 1,5 mm ou placas de cobre; • Clipes, placas de zinco ou pregos de ferro;
• Um led de 1,5 volts, tesoura, lixa e tesoura para corte.
O primeiro passo para a realização deste experimento é amassar os limões, de forma que os gomos sejam rompidos e assim liberem o suco. Feito isso o próximo passo é trabalhar com as conexões, fios de cobre e clipes, que possibilitarão a passagem de corrente elétrica. Para fazer essas conexões corte o fio de cobre em pedaços menores, desencape as extremidades e lixe-as. Com os clipes, placas de zinco ou pregos em mãos, enrole as partes desencapadas dos fios neles, a parte desencapada do fio de cobre deve estar em constante contato durante todo o experimento. O próximo passo é “enterrar” os clipes nos limões, de forma que aconteça a ligação entre todos eles, e por final ao led. Ao final de toda montagem se o led não acender acrescente mais limões até que ela acenda. Através desse experimento é fácil perceber como é possível unir a aula ministrada em sala com a prática. É mais importante ainda porque ele aborda tanto assuntos relacionados à química quanto à física, ou seja, a interdisciplinaridade, mostrando que as matérias não são isoladas umas das outras. (Por Marco Aurélio da Silva - Equipe Brasil Escola)
• Quatro a doze limões; • Fio de cobre de 1,5 mm ou placas de cobre; • Clipes, placas de zinco ou pregos de ferro;
• Um led de 1,5 volts, tesoura, lixa e tesoura para corte.
O primeiro passo para a realização deste experimento é amassar os limões, de forma que os gomos sejam rompidos e assim liberem o suco. Feito isso o próximo passo é trabalhar com as conexões, fios de cobre e clipes, que possibilitarão a passagem de corrente elétrica. Para fazer essas conexões corte o fio de cobre em pedaços menores, desencape as extremidades e lixe-as. Com os clipes, placas de zinco ou pregos em mãos, enrole as partes desencapadas dos fios neles, a parte desencapada do fio de cobre deve estar em constante contato durante todo o experimento. O próximo passo é “enterrar” os clipes nos limões, de forma que aconteça a ligação entre todos eles, e por final ao led. Ao final de toda montagem se o led não acender acrescente mais limões até que ela acenda. Através desse experimento é fácil perceber como é possível unir a aula ministrada em sala com a prática. É mais importante ainda porque ele aborda tanto assuntos relacionados à química quanto à física, ou seja, a interdisciplinaridade, mostrando que as matérias não são isoladas umas das outras. (Por Marco Aurélio da Silva - Equipe Brasil Escola)
Pilha elétrica com batata
A batata pode gerar
energia elétrica. É claro que não é suficiente para alimentar muita coisa, mas
existem alguns experimentos simples que podem usar esta energia. Assim, o
que vamos fazer inicialmente é mostrar um experimento que permite fazer
uma pilha elétrica com uma simples... batata.
Como isso funciona?
Dois metais diferentes colocados num meio líquido condutor de cargas elétricas (transportadas por íons, no caso) formam uma pilha elétrica. Nos metais diferentes aparecem cargas de polaridades opostas, manifestando-se uma diferença de potencial elétrico entre eles, a qual tem valor (tantos volts) que depende de suas naturezas. Escolhendo de modo apropriado os pares de metais diferentes, conseguimos obter tensões de mais de 1 V. Os pares podem ser: ferro/cobre, alumínio/cobre, zinco/cobre, alumínio/ferro etc. No nosso caso, os dois metais serão duas chapinhas de (1cm x 3cm) cada, uma de zinco e outra de cobre. Todavia, poderia ser uma ponta de fio de cobre grosso e um clipe grosso, que normalmente é de metal latonado. Poderia, ainda, ser um prego e um fio de cobre grosso. Há toda uma série de pares a serem experimentados, observando qual a combinação que produz maior tensão (consulte em Química a 'fila de reatividade') ... isso é o bonito da Ciência!
O meio líquido condutor é justamente a batata. Assim, conforme a Fig. 2, basta enfiar as chapinhas (plaquinhas) numa meia batata (cerca de 1,0 cm uma da outra) para termos entre elas uma tensão elétrica que pode variar entre 0,1 V e 1 V, a qual pode ser detectada facilmente por um multímetro comum na escala DC. A placa de cobre será o pólo positivo e a de zinco, o pólo negativo.
É claro que a potência desta pilha dependerá da área das placas (ou fios) espetados na meia batata e da 'capacidade' dessa de conduzir a corrente, que não é muita. Assim, a pequena quantidade de energia elétrica produzida servirá apenas para alimentar alguns dispositivos/experimentos que exigem pouco, conforme veremos mais adiante.
O aluno verá que, com o tempo, a sua pilha “degrada-se”, sendo necessário retirar as placas ( ou o fio e o clipe) e limpá-los, para eliminar as substâncias formadas no processo de produção de energia ou mesmo mudar sua posição, espetando-os em outros locais.
Dois metais diferentes colocados num meio líquido condutor de cargas elétricas (transportadas por íons, no caso) formam uma pilha elétrica. Nos metais diferentes aparecem cargas de polaridades opostas, manifestando-se uma diferença de potencial elétrico entre eles, a qual tem valor (tantos volts) que depende de suas naturezas. Escolhendo de modo apropriado os pares de metais diferentes, conseguimos obter tensões de mais de 1 V. Os pares podem ser: ferro/cobre, alumínio/cobre, zinco/cobre, alumínio/ferro etc. No nosso caso, os dois metais serão duas chapinhas de (1cm x 3cm) cada, uma de zinco e outra de cobre. Todavia, poderia ser uma ponta de fio de cobre grosso e um clipe grosso, que normalmente é de metal latonado. Poderia, ainda, ser um prego e um fio de cobre grosso. Há toda uma série de pares a serem experimentados, observando qual a combinação que produz maior tensão (consulte em Química a 'fila de reatividade') ... isso é o bonito da Ciência!
O meio líquido condutor é justamente a batata. Assim, conforme a Fig. 2, basta enfiar as chapinhas (plaquinhas) numa meia batata (cerca de 1,0 cm uma da outra) para termos entre elas uma tensão elétrica que pode variar entre 0,1 V e 1 V, a qual pode ser detectada facilmente por um multímetro comum na escala DC. A placa de cobre será o pólo positivo e a de zinco, o pólo negativo.
É claro que a potência desta pilha dependerá da área das placas (ou fios) espetados na meia batata e da 'capacidade' dessa de conduzir a corrente, que não é muita. Assim, a pequena quantidade de energia elétrica produzida servirá apenas para alimentar alguns dispositivos/experimentos que exigem pouco, conforme veremos mais adiante.
O aluno verá que, com o tempo, a sua pilha “degrada-se”, sendo necessário retirar as placas ( ou o fio e o clipe) e limpá-los, para eliminar as substâncias formadas no processo de produção de energia ou mesmo mudar sua posição, espetando-os em outros locais.
A montagem:
![](http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/image12/12_23_03.gif)
|
O material:
Meia batata
2 plaquinhas de (1cm x 3 cm), uma de cobre outra de zinco (*) 2 pedaços de fio de cobre flexível comum de 30 a 40cm 1 multímetro comum
(*) variante: 1 clipe grosso
para papel
|
A experiência:
a) Lixe as plaquinhas de cobre e zinco para eliminar a superfície oxidada; descasque as pontas dos fios de cobre comum. Solde as placas numa das extremidades desses fios, conforme ilustramos na Fig. 2. Espete as placas na meia batata, cerca de 1cm uma da outra, numa profundidade de 1,5cm, pelo menos. A placa de zinco pode ser substituída pelo clipe grosso, por um prego etc., e a placa de cobre por fio de cobre grosso e lixado.
b) Coloque o multímetro na escala mais baixa de tensões contínuas (DC).
c) Conecte o multímetro aos eletrodos (fios) da pilhas e verifique a tensão obtida.
a) Lixe as plaquinhas de cobre e zinco para eliminar a superfície oxidada; descasque as pontas dos fios de cobre comum. Solde as placas numa das extremidades desses fios, conforme ilustramos na Fig. 2. Espete as placas na meia batata, cerca de 1cm uma da outra, numa profundidade de 1,5cm, pelo menos. A placa de zinco pode ser substituída pelo clipe grosso, por um prego etc., e a placa de cobre por fio de cobre grosso e lixado.
b) Coloque o multímetro na escala mais baixa de tensões contínuas (DC).
c) Conecte o multímetro aos eletrodos (fios) da pilhas e verifique a tensão obtida.
Avaliação
O grupo será avaliado de
acordo com sua organização e desenvolvimento de um relatório descrevendo cada
passo da atividade e os resultados obtidos. Cada aluno será avaliado de acordo
com sua participação ou colaboração na realização de cada atividade do grupo.
Recuperação
Retomada de conteúdo: interação dos materiais com forças mecânicas e luz, relacionando-o coma atividade proposta.
Situação de aprendizagem “Dengue” Ciências 5ºSérie/ 6º Ano
Tempo Previsto: 6 aulas
Conteúdos
e temas: De onde vem e como é o Aedes Aegypti e como ocorre sua
transmissão.
Competências
e habilidades: Identificar as doenças humanas transmitidas por água
contaminada e as formas de preveni-las, conhecer essa doença em seu meio,
identificar as formas de contagio e prevenção, assim como os sinais, sintomas e
cuidados básicos para a cura.
Estratégias de ensino: Aulas
expositivas, relatórios, debates, teatros e relatórios.
Recursos:
Lousa e giz, folhas de cartolina, canetas coloridas, imagens, músicas,
internet, tesoura, cola, régua.
Sondagem: Perguntar
aos alunos sobre seus conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti, de
onde ele vem e como ocorre sua transmissão.
Problematização: O
trabalho com o meio ambiente deve ser desenvolvido visando proporcionar
aos alunos uma grande diversidade de experiência e ensinar-lhes formas de
participação, para que possam ampliar a consciência sobre questões
relativas ao meio ambiente e assumir de forma independente e
autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e melhoria.
Promover a participação dos alunos na
organização de suas experiências de aprendizagem, dando-lhes a
oportunidade de tomar decisões e aceitar suas consequências.
Estabelecer para os alunos de todas as
idades, uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de
conhecimentos, atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores,
procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas causados
pela Dengue na sua própria comunidade.
Etapa
1
-
Palestra
– Tema: O mosquito transmissor da Dengue.
-Brincando e aprendendo: Confecção de cartazes
(espalhar pela escola e locais de maior acesso: bares, lojas, pontos de ônibus
, próximos à escola).
- Estudo do texto: De onde vem e como é o Aedes
Aegypti.
Etapa
2
-
Cantando
e aprendendo: Ciclo de vida da Dengue - “Melô do mosquito dengoso”
MELÔ
DO MOSQUITO DENGOSO
Melodia: “ A barata diz que tem”
O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE
ATACAR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELA QUER LHE ATACAR!
O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE
CONQUISTAR
É MENTIRA DO
MOSQUITO
ELE QUER É
LHE MATAR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELA QUER É LHE MATAR
ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE N’ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELA VAI É PROCRIAR.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO
MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS
PRÁ CHOCAR
FIQUE ESPERTO
E SE CUIDE
PARA O
MOSQUITO MATAR
HÁ! AH! AH! OH! OH! OH!
PARA O MOSQUITO MATAR
NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O
GRANDE PERIGO
A LARVINHA
ESGANADA
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
A LARVINHA ESGANADA!
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É
MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR
ETAPA
3
-Lendo
e aprendendo:
·
O que é a Dengue?
·
O que é Dengue hemorrágica?
·
Quanto tempo duram os sintomas da
Dengue?
-Historia
em quadrinhos: Pedrinho e Chiquita “
Combatendo o Aedes Aegypti”
Avaliação: Participação
nas atividades propostas, debates, teatros e elaboração de cartazes,
relatórios.
Situação de Aprendizagem
Eixo: Ciências e tecnologia
Subtema: Energia no cotidiano e no sistema produtivo
Tempo previsto: 5 aulas
Público Alvo: 7ª série/8º ano
Objetivo:
Compreender como a energia elétrica chega até
as nossas casas; Observar aparelhos que faz uso da energia e seus respectivos
gastos; Perceber a possibilidade de economizar
energia com pequenas atitudes.
Habilidades:
Identificar diferentes formas de utilização de
energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país.
Classificar as tecnologias que utilizam
eletricidade em função de seus usos.
Estratégias:
1ª Leitura do texto: Energia Elétrica
Fonte:
http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm
Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de
extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos,
como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores
e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica. A
descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi
fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. A energia elétrica
é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de
energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica.
Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em
energia elétrica.
2ª Análise do vídeo: Hidrelétrica: principal fonte de
energia do Brasil
Fonte: Link:
http://www.youtube.com/watch?v=Ljlxsef_hFw
Atividade: 1-
Preencha a tabela referente aos aparelhos de sua residência Aparelho Modelo do
Aparelho Gasto (kw/h) Televisão
Geladeira Micro ondas Computador
Vídeo Game Chuveiro Ferro de passar Lavadora de roupas Secador de cabelos 2- Construir um gráfico com os dados da
tabela para visualizar os gastos dos aparelhos.
Avaliação
1- Escreva um texto relatando suas ideias em relação à
construção de uma hidrelétrica ( impactos ambientais).
2- O que você faria para economizar energia elétrica em sua
casa?
3- Socializar as ideias através de debates e cartazes.
Avaliação: Será realizada através da análise do desempenho
dos alunos na hora de pesquisar, trocar ideias com os colegas, montar os
gráficos, e expor suas conclusões. Será no âmbito formativo do desenvolver da
atividade.
Recuperação: Retomada de conteúdo após a apresentação de
texto pelo aluno, sanando as dificuldades apresentadas
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