Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado
por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou
lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai
desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há
comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente
se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador
de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado
de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica
alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a
existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e
biológicos.
Sintomas
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e
etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos
primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O
mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três
anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal,
incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e
repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece
contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a
fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do
contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até
superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores
levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do
autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e
desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o
comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios
estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade
Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de
Doenças da OMS).
Tratamento
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que
conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito
o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado.
Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades
e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos,
especialmente quando existem co-morbidades associadas.
Recomendações
* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo
pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos
os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não
importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o
autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por
menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro
da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos
com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca
devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que
ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho
em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.
Poema para Dia Mundial do Autismo – 2 de abril
Ame-me,
Por favor
Como eu sou…
Ame-me
Como você
Gostaria que eu fosse.
Quem me concebeu…
Não imaginou
Que seria assim tão duro…
Entender que vim autista.
Mas ame-me
Fale-me desse amor
Mesmo que eu não pareça entender
Mesmo que eu fuja e me refugie
Busque-me não deixe eu me perder…
Por favor
Como eu sou…
Ame-me
Como você
Gostaria que eu fosse.
Quem me concebeu…
Não imaginou
Que seria assim tão duro…
Entender que vim autista.
Mas ame-me
Fale-me desse amor
Mesmo que eu não pareça entender
Mesmo que eu fuja e me refugie
Busque-me não deixe eu me perder…
Ame-me…
Como se visse em mim
A imagem e semelhança de ti
No espelho das águas…
Não se importe
Com minha falta de compreensão
Treine-me para entender o mundo
Mas acima de tudo
Ame-me…
Como se visse em mim
A imagem e semelhança de ti
No espelho das águas…
Não se importe
Com minha falta de compreensão
Treine-me para entender o mundo
Mas acima de tudo
Ame-me…
Como se eu tudo entendesse
Como se eu não fosse um peso
Demonstre seu amor
Mesmo que eu não saiba
O significado da palavra…
Como se eu não fosse um peso
Demonstre seu amor
Mesmo que eu não saiba
O significado da palavra…
Deus, eu posso sentir…
E creia que em meus sonhos
Eu te vejo e te amo…
Não me negue esse amor
Que enxerga além da matéria
Pois é dele que necessito…
E creia que em meus sonhos
Eu te vejo e te amo…
Não me negue esse amor
Que enxerga além da matéria
Pois é dele que necessito…
E se nas horas que de ti eu exijo demais
Mesmo nas dúvidas constantes
Aquelas que você às vezes tem vontade de desistir
Por favor, não desista, mas Ame-me….
Mesmo nas dúvidas constantes
Aquelas que você às vezes tem vontade de desistir
Por favor, não desista, mas Ame-me….
Autora: Liê Ribeiro
Paz e luz
mãe do Gabriel Gustavo que está autista
Paz e luz
mãe do Gabriel Gustavo que está autista
Olá pessoal
ResponderExcluirAdorei o Blog... espero que visitem o meu também!
Super bacana os textos e videos
beijinhos e até a próxima postagem!