sábado, 28 de setembro de 2013







Situação de Aprendizagem

Disciplina:  Ciências

Público alvo: 8º ano Ensino Fundamental

Tempo previsto: 8 horas/aula


Vida e ambiente



Manutenção das espécies





 PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA




Conteúdos e temas:


  • Mudanças físicas, emocionais e hormonais relacionadas ao amadurecimento sexual dos seres humanos.

  • Menstruação; ejaculação;

  • Gravidez na adolescência; 
I

Competências e habilidades:


Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade, com base em textos, ilustrações e fotografias;
Identificar e explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais;
Interpretar situações do cotidiano; fazer relações; construir e interpretar uma figura, tabela ou gráfico; responder a perguntas de forma objetiva; comparar dados e tirar conclusões; emitir opiniões quando solicitado, argumentando-as.



Estratégias:

Uso de fotografias dos alunos em diferentes momentos da vida (bebê, criança, adolescente) para comparação do próprio desenvolvimento; exposição dialogada sobre as mudanças no corpo durante a puberdade e conflitos da adolescência; leitura e interpretação de textos; dinâmicas de grupo; utilização de software on-line para investigação sobre adolescência, sentimentos, mitos e tabus; discussão em grupo sobre direitos e deveres dos adolescentes.

Recursos

 Fotografias, figuras, textos diversos; porta joia com espelho; revista Fala garoto – Fala garota; sala de informática com computadores e acesso à internet para os alunos explorarem o site educacional: www.Virtual.epm.br/cursos/apresentação.

Avaliação

       Reconhecimento das principais mudanças humana durante o seu desenvolvimento;
       Diferenciação de adolescência e puberdade;
       Compreensão sobre os efeitos dos hormônios sexuais;
       Participação dos alunos nos grupos e nas discussões;
       Mudança de comportamento quanto à aceitação e valorização de seu próprio corpo.

Roteiro da Situação de Aprendizagem

Etapa 1 – Sondagem e Problematização

Divida a classe em grupos com três integrantes. Peça aos alunos que organizem, em ordem cronológica, as fotos que trouxeram de casa. Incentive-os a identificar mudanças visíveis pelas quais o corpo passou desde quando eram bebês até hoje, na adolescência. E oriente-os a comparar as próprias fotos com as dos colegas, em cada idade, ressaltando semelhanças e diferenças no ritmo do desenvolvimento. Se não for possível o trabalho com fotos, estimule os alunos a falar sobre as lembranças que eles têm a respeito das transformações pelas quais foram passando ao longo do tempo, introduzindo questões como: de quais mudanças vocês se recordam? Quem se lembra de quando a voz começou a engrossar? Ou de quando começaram a surgir mais pelos no corpo? Em seguida, cada grupo deve fazer uma lista das mudanças observadas e/ou discutidas.
Reproduza na lousa as listas feitas pelos alunos, identificando a que grupo cada uma delas pertence. Introduza uma discussão sobre as mudanças elencadas, a partir de questões como: com o passar dos anos, existem diferenças entre o que ocorre no corpo de garotos e garotas? Quais são as principais que podemos observar? Quando essas transformações começaram a ocorrer? Entre as colocações da turma, podem surgir referências ao crescimento em altura e ao desenvolvimento dos seios nas garotas, por exemplo. A partir dos comentários, reorganize as listas dos grupos, montando uma única lista coletiva. Caso considere necessário, divida os tópicos entre organismo feminino e masculino.
Pergunte aos alunos que outras mudanças, além das mais perceptíveis externamente, acontecem no corpo durante a puberdade, levando-os a pensar sobre as transformações internas do organismo, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da capacidade reprodutiva. Para isso, questione: o que é necessário ocorrer no corpo de cada um para que a reprodução seja possível? Quem coordena esse processo? Vocês sabem o que são hormônios? Será que eles têm relação com o que estamos discutindo? Escute as respostas dos alunos e peça que eles registrem no caderno o que sabem ou já ouviram falar sobre os hormônios. (Mais adiante, após explicações do professor, leitura de textos e pesquisa no site indicado, o aluno deverá revisar esses registros, complementando ou corrigindo o que for necessário e descrevendo funções, locais onde são produzidos e exemplos dos hormônios que atuam na puberdade).  Durante todas as discussões é importante observar o vocabulário usado pelos alunos para nomear as diferentes partes do corpo. É possível que alguém se refira a termos como menstruação, testículos e pênis usando outra nomenclatura. Nesse caso, vale a pena esclarecer que determinadas palavras são termos populares e, apesar de não estarem erradas, não são utilizadas em Ciências, que requer uma nomenclatura específica para órgãos e outros elementos relacionados ao corpo humano.

Etapa 2 – Contextualização e busca de dados de forma diversificada

As próximas aulas serão dedicadas ao trabalho com os temas:
Adolescência: (infância, adolescência, puberdade, hormônios, os meninos, as meninas, sexualidade, gravidez na adolescência).
Sentimentos: (ficar, namorar, amor, amor e sexo)
Mitos e tabus (sexo e sexualidade, primeira vez, orgasmo, masturbação, virgindade, diversidade sexual) com pesquisa do material didático Sexualidade humana: aconselhamento e educação na internet, elaborado pela Unifesp. Disponível em: <http://www.virtual.epm.br/cursos/apresentacao/apresentsex.htm>.
Leitura e interpretação de textos, referentes a mudanças físicas e emocionais na puberdade e adolescência, da revista Fala Garoto - Fala Garota.


Etapa 3 – Valorização do corpo

Disponha os alunos em círculo na sala. Pegue um porta joia bem bonito e coloque um espelho dentro,também pode ser uma caixinha bem bacana.  Abra o porta joia e comece dizendo que ali tem uma joia de muito valor, que é bela, que tem alguns defeitos, mas o material de que é feita tem valor inestimável,  é um recurso não renovável e por isso precisa ser bem cuidada. Olhe para o espelho dentro do porta joia sem que os alunos o vejam e diga tudo de bom para o que vê ali. Deixe-os bem curiosos e com vontade de ver a joia também. Façam prometer que se tivessem uma joia de grande valor que iriam cuidar bem e tudo o que lhe for vindo à cabeça. Depois de tantos elogios sobre a “joia”, vá mostrando para cada aluno, sem que o colega veja, e peça para descrever o que achou da “joia”. Ela é especial? Você pode cuidar bem dela? Enfim, o que achar necessário dizer no momento para que entenda que é um tesouro importante e que precisa ser valorizado e bem cuidado. Diga que talvez encontre quem não saiba dar valor à preciosidade que tem ali, até porque para avaliar uma joia é preciso ser perito no assunto. Alguns alunos sentem dificuldade em falar ou até em se olhar no espelho, façam com que tenham coragem, se soltem e acreditem que é importante e único nesse mundo, pois por mais parecido que seja com alguém não tem a mesma história, a mesma percepção e visão de vida.

Grade de avaliação da Situação de Aprendizagem

A avaliação será diagnóstica, contínua e formativa, ocorrendo durante o desenvolvimento do conteúdo, levando em consideração a participação dos alunos nas dinâmicas, nas anotações e revisões dos temas e na construção de texto científico, poesia ou poema relacionado ao tema, visando avaliar a compreensão do e o desenvolvimento da competência leitora e escritora.


Recuperação: Analisando a compreensão do assunto pelo aluno, quando necessário, fazendo revisão do conteúdo de forma diversificada, contínua e diagnóstica.

Proposta de construção de texto

Pedir aos alunos que escrevam um texto, pode ser científico ou em forma de poesia ou poema, envolvendo assuntos relativos às mudanças físicas, emocionais e hormonais, os conflitos e as duvidas que ocorrem na puberdade e adolescência. 
Pode-se usar como exemplo a poesia Adolescência

Adolescência

Não sou criança,
Não sou adulto,
Sou ser mutante?
Que absurdo!

Transformações intensas...
E radicais
Nesse processo o comportamento muda,
Tem seus efeitos colaterais.

O humor flutua em segundos,
Da alegria intensa ao desespero,
E do fuzuê à depressão,
Vamos vivendo a contradição.

E o desejo de descobrir a vida...
Vai nos levando em novas conquistas,
Nesse aprendizado, bem elaborado...
Pela liberdade, sou apaixonado!

Expectativas de aprendizagem

A construção de texto servirá para desenvolver a competência leitora e escritora e avaliar se os alunos são capazes de:
·         Compreender os efeitos dos hormônios sexuais;
·         Entender puberdade como mudanças físicas que preparam o corpo do ser humano para a reprodução e que acontecem durante a adolescência;
·         Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade.

Observando-se a participação dos alunos nas dinâmicas propostas pode-se verificar se eles:
·         Dominam os conceitos básicos relativos ao assunto;
·         Demonstram atitudes positivas em relação à abordagem do assunto;
·         Expressam suas opiniões e ouvem as de seus colegas.
·          Apresentam mudança de comportamento quanto à aceitação e valorização de seu próprio corpo.


Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Leonardo da Vinci

Nenhum comentário :

Postar um comentário