Situação de Aprendizagem
Disciplina: Ciências
Público alvo: 8º ano Ensino Fundamental
Vida e
ambiente
Manutenção
das espécies
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
Conteúdos
e temas:
- Mudanças físicas, emocionais e hormonais relacionadas ao amadurecimento sexual dos seres humanos.
- Menstruação; ejaculação;
- Gravidez na adolescência;
I
Competências e habilidades:
Reconhecer
as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie
humana durante a puberdade, com base em textos, ilustrações e fotografias;
Identificar e
explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais;
Interpretar
situações do cotidiano; fazer relações; construir e interpretar uma figura,
tabela ou gráfico; responder a perguntas de forma objetiva; comparar dados e
tirar conclusões; emitir opiniões quando solicitado, argumentando-as.
Estratégias:
Uso de fotografias dos alunos em diferentes momentos da vida (bebê,
criança, adolescente) para comparação do próprio desenvolvimento; exposição
dialogada sobre as mudanças no corpo durante a puberdade e conflitos da
adolescência; leitura e interpretação de textos; dinâmicas de grupo; utilização
de software on-line para investigação sobre adolescência, sentimentos, mitos e
tabus; discussão em grupo sobre direitos e deveres dos adolescentes.
Recursos
Fotografias, figuras, textos diversos; porta
joia com espelho; revista Fala garoto – Fala garota; sala de informática com
computadores e acesso à internet para os alunos explorarem o site educacional:
www.Virtual.epm.br/cursos/apresentação.
Avaliação
• Reconhecimento das
principais mudanças humana durante o seu desenvolvimento;
• Diferenciação de
adolescência e puberdade;
• Compreensão sobre os efeitos dos hormônios sexuais;
• Participação dos alunos nos
grupos e nas discussões;
• Mudança de comportamento
quanto à aceitação e valorização de seu próprio corpo.
Roteiro da Situação de Aprendizagem
Etapa 1 – Sondagem e Problematização
Divida a classe em grupos
com três integrantes. Peça aos alunos que organizem, em ordem cronológica, as
fotos que trouxeram de casa. Incentive-os a identificar mudanças visíveis pelas
quais o corpo passou desde quando eram bebês até hoje, na adolescência. E
oriente-os a comparar as próprias fotos com as dos colegas, em cada idade,
ressaltando semelhanças e diferenças no ritmo do desenvolvimento. Se não for
possível o trabalho com fotos, estimule os alunos a falar sobre as lembranças
que eles têm a respeito das transformações pelas quais foram passando ao longo
do tempo, introduzindo questões como: de quais mudanças vocês se recordam? Quem
se lembra de quando a voz começou a engrossar? Ou de quando começaram a surgir
mais pelos no corpo? Em seguida, cada grupo deve fazer uma lista das mudanças
observadas e/ou discutidas.
Reproduza na lousa as
listas feitas pelos alunos, identificando a que grupo cada uma delas pertence.
Introduza uma discussão sobre as mudanças elencadas, a partir de questões como:
com o passar dos anos, existem diferenças entre o que ocorre no corpo de
garotos e garotas? Quais são as principais que podemos observar? Quando essas
transformações começaram a ocorrer? Entre as colocações da turma, podem surgir
referências ao crescimento em altura e ao desenvolvimento dos seios nas
garotas, por exemplo. A partir dos comentários, reorganize as listas dos
grupos, montando uma única lista coletiva. Caso considere necessário, divida os
tópicos entre organismo feminino e masculino.
Pergunte aos alunos que outras mudanças, além das mais perceptíveis externamente, acontecem no corpo durante a puberdade, levando-os a pensar sobre as transformações internas do organismo, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da capacidade reprodutiva. Para isso, questione: o que é necessário ocorrer no corpo de cada um para que a reprodução seja possível? Quem coordena esse processo? Vocês sabem o que são hormônios? Será que eles têm relação com o que estamos discutindo? Escute as respostas dos alunos e peça que eles registrem no caderno o que sabem ou já ouviram falar sobre os hormônios. (Mais adiante, após explicações do professor, leitura de textos e pesquisa no site indicado, o aluno deverá revisar esses registros, complementando ou corrigindo o que for necessário e descrevendo funções, locais onde são produzidos e exemplos dos hormônios que atuam na puberdade). Durante todas as discussões é importante observar o vocabulário usado pelos alunos para nomear as diferentes partes do corpo. É possível que alguém se refira a termos como menstruação, testículos e pênis usando outra nomenclatura. Nesse caso, vale a pena esclarecer que determinadas palavras são termos populares e, apesar de não estarem erradas, não são utilizadas em Ciências, que requer uma nomenclatura específica para órgãos e outros elementos relacionados ao corpo humano.
Pergunte aos alunos que outras mudanças, além das mais perceptíveis externamente, acontecem no corpo durante a puberdade, levando-os a pensar sobre as transformações internas do organismo, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da capacidade reprodutiva. Para isso, questione: o que é necessário ocorrer no corpo de cada um para que a reprodução seja possível? Quem coordena esse processo? Vocês sabem o que são hormônios? Será que eles têm relação com o que estamos discutindo? Escute as respostas dos alunos e peça que eles registrem no caderno o que sabem ou já ouviram falar sobre os hormônios. (Mais adiante, após explicações do professor, leitura de textos e pesquisa no site indicado, o aluno deverá revisar esses registros, complementando ou corrigindo o que for necessário e descrevendo funções, locais onde são produzidos e exemplos dos hormônios que atuam na puberdade). Durante todas as discussões é importante observar o vocabulário usado pelos alunos para nomear as diferentes partes do corpo. É possível que alguém se refira a termos como menstruação, testículos e pênis usando outra nomenclatura. Nesse caso, vale a pena esclarecer que determinadas palavras são termos populares e, apesar de não estarem erradas, não são utilizadas em Ciências, que requer uma nomenclatura específica para órgãos e outros elementos relacionados ao corpo humano.
Etapa 2 –
Contextualização e busca de dados de forma diversificada
As próximas aulas serão dedicadas ao trabalho com os temas:
Adolescência: (infância,
adolescência, puberdade, hormônios, os meninos, as meninas, sexualidade,
gravidez na adolescência).
Sentimentos: (ficar, namorar, amor, amor e sexo)
Mitos e tabus
(sexo e sexualidade, primeira vez, orgasmo, masturbação, virgindade,
diversidade sexual) com pesquisa do material didático Sexualidade humana:
aconselhamento e educação na internet, elaborado pela Unifesp. Disponível em:
<http://www.virtual.epm.br/cursos/apresentacao/apresentsex.htm>.
Leitura e
interpretação de textos, referentes a mudanças físicas e emocionais na
puberdade e adolescência, da revista Fala Garoto - Fala Garota.
Etapa 3 – Valorização do corpo
Disponha os alunos em círculo na sala. Pegue um porta joia bem bonito e
coloque um espelho dentro,também pode ser uma caixinha bem bacana. Abra o porta joia e comece dizendo que ali
tem uma joia de muito valor, que é bela, que tem alguns defeitos, mas o
material de que é feita tem valor inestimável,
é um recurso não renovável e por isso precisa ser bem cuidada. Olhe para
o espelho dentro do porta joia sem que os alunos o vejam e diga tudo de bom para
o que vê ali. Deixe-os bem curiosos e com vontade de ver a joia também. Façam
prometer que se tivessem uma joia de grande valor que iriam cuidar bem e tudo o
que lhe for vindo à cabeça. Depois de tantos elogios sobre a “joia”, vá
mostrando para cada aluno, sem que o colega veja, e peça para descrever o que
achou da “joia”. Ela é especial? Você pode cuidar bem dela? Enfim, o que achar
necessário dizer no momento para que entenda que é um tesouro importante e que
precisa ser valorizado e bem cuidado. Diga que talvez encontre quem não saiba
dar valor à preciosidade que tem ali, até porque para avaliar uma joia é
preciso ser perito no assunto. Alguns alunos sentem dificuldade em falar ou até
em se olhar no espelho, façam com que tenham coragem, se soltem e acreditem que
é importante e único nesse mundo, pois por mais parecido que seja com alguém
não tem a mesma história, a mesma percepção e visão de vida.
Grade de avaliação da Situação
de Aprendizagem
A avaliação será diagnóstica, contínua e formativa,
ocorrendo durante o desenvolvimento do conteúdo, levando em consideração a
participação dos alunos nas dinâmicas, nas anotações e revisões dos temas e na
construção de texto científico, poesia ou poema relacionado ao tema, visando
avaliar a compreensão do e o desenvolvimento da competência leitora e
escritora.
Recuperação: Analisando a compreensão do assunto pelo aluno,
quando necessário, fazendo revisão do conteúdo de forma diversificada, contínua
e diagnóstica.
Proposta de construção de texto
Pedir aos alunos que escrevam um texto, pode ser
científico ou em forma de poesia ou poema, envolvendo assuntos relativos às
mudanças físicas, emocionais e hormonais, os conflitos e as duvidas que ocorrem
na puberdade e adolescência.
Pode-se usar como exemplo a poesia Adolescência
POSTADO POR RICKY
VICTOR http://poesiasdadolescencia.blogspot.com.br
Adolescência
Não sou criança,
Não sou adulto,
Sou ser mutante?
Que absurdo!
Transformações intensas...
E radicais
Nesse processo o comportamento muda,
Tem seus efeitos colaterais.
O humor flutua em segundos,
Da alegria intensa ao desespero,
E do fuzuê à depressão,
Vamos vivendo a contradição.
E o desejo de descobrir a vida...
Vai nos levando em novas conquistas,
Nesse aprendizado, bem elaborado...
Pela liberdade, sou apaixonado!
Expectativas de aprendizagem
A construção de texto servirá para desenvolver a competência
leitora e escritora e avaliar se os alunos são capazes de:
·
Compreender os efeitos dos hormônios sexuais;
·
Entender puberdade como mudanças físicas que
preparam o corpo do ser humano para a reprodução e que acontecem durante a
adolescência;
·
Reconhecer as principais mudanças corporais que
ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade.
Observando-se a participação dos alunos nas dinâmicas propostas pode-se
verificar se eles:
·
Dominam os conceitos básicos relativos ao
assunto;
·
Demonstram atitudes positivas em relação à
abordagem do assunto;
·
Expressam suas opiniões e ouvem as de seus
colegas.
·
Apresentam mudança de comportamento quanto à
aceitação e valorização de seu próprio corpo.
Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende. Leonardo da Vinci
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